ACUPUNTURA NA HIPERATIVIDADE INFANTIL (TDAH)
Atualizado: 23 de jul. de 2019

Recorrer à Acupuntura para tratar a hiperatividade em crianças é seguro?
Sim. Muitas crianças que sofrem de déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH, são tratadas com os medicamentos já prescritos pelos médicos, mas existem pais que recorrem à medicina tradicional chinesa, em especial a Acupuntura, para que seus filhos tenham uma abordagem complementar ao tratamento convencional, tornando melhor o resultado final do mesmo. "Além da Acupuntura, existem técnicas capazes de alinhar o fluxo energético dos “pequenos”, auxiliando no tratamento da hiperatividade das crianças, obtendo resultados extraordinários", segundo Dr. Josemar Rodrigues, Acupunturista da Essentia Clinic – Centro de Acupuntura e Terapias na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro,
Estudos mostram que Acupuntura e outros tratamentos alternativos ou orientais estão se tornando uma opção para as famílias que tanto querem evitar o excesso de medicação, buscando técnicas alternativas e naturais, ou complementares aos tratamentos convencionais com métodos que tornem a terapêutica mais eficientes.
O Dr. Josemar Rodrigues sinaliza a importância de nunca suspender o tratamento alopático / homeopático (medicamentos) e sim introduzir a Acupuntura em paralelo ao tratamento convencional. A terapêutica para o Tratamento da TDAH é um esforço de uma equipe que pode vir a ser formada por: Pediatras, Neuropediatras, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Acupunturistas e Terapeutas Holísticos, dependendo do quadro clinico de cada criança. A diminuição das doses dos medicamentos serão realizadas mediante o quadro clinico da criança se mostre melhor. Pois isso a importância do acompanhamento multidisciplinar.
Importante sinalizar que em muitos casos a família também deve receber acompanhamento, pois não é fácil estar 24 horas com uma criança portadora de TDAH. Para ajudar um pouco mais no entendimento, separamos para você algumas informações úteis sobre o TDAH.

O que é TDAH (Definição):
A Hiperatividade também conhecida como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
É uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros.
Características da Doença:
O transtorno caracteriza-se por frequentes comportamentos de desatenção, inquietude e impulsividade em pelo menos três segmentos:
Casa, creche e escola.
A OMS – Organização Mundial da Saúde classifica a TDAH como um transtorno psiquiátrico que tem como características básicas: a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como ao baixo desempenho escolar.
Em muitos casos a Criança hiperativa apresenta inteligência acima da média, porém este quadro acaba se contrapondo a agitação e falta de concentração.
Vantagens de um TDAH:
Talentos criativos.
Pensamentos originais.
Imprevisíveis.
Persistência e resiliência é uma característica marcante.
São altamente intuitivos.
Quase sempre demonstram inteligência acima da média.
Problemas Frequentemente enfrentados por TDAH:
Dificuldades em transformar suas ideias em coisas práticas, visto que “montam “suas estratégias de forma complexa.
Dificuldade em explicar seu ponto de vista.
Humor mutável, que vai de raiva à tristeza.
Pouca tolerância a frustação.
Problemas de gerenciamento de tempo.
Tendência ao isolamento.
Causas:

Suscetibilidade genética associada a fatores ambientais.
Diagnóstico:
É dado por um Neurologista em conjunto de Psicopedagogo podendo demorar em torno de 6 meses para a conclusão do diagnóstico.
O Tratamento com a Acupuntura:
A Acupuntura busca a tratar os quadros de Ansiedade, associada a distúrbios emocionais.
A estimulação dos pontos de Acupuntura se dão através de laser, cristais, esferas e equipamentos que promovam a indução energética do ponto sem que haja a perfuração da pele.
Não é indicado em crianças a utilização de agulhas no tratamento.
#TDAH #Acupuntura #Criança #Adolescente #Transtorno #Hiperatividade