MASSAGEM CONTRA DOR


Massagem alivia a dor porque melhora a circulação do sangue.

Água quente também ajuda a relaxar os músculos. Tensão muscular é, na verdade, uma forma de proteção natural do corpo.

A sabedoria popular diz que o que os olhos não veem o coração não sente. E a medicina completa: o corpo sente o que os olhos veem. As tensões acumuladas no trabalho, no trânsito e no pagamento das contas muitas vezes se transformam em dor muscular.

Umas das formas de aliviar a dor muscular é a massagem.

A tensão muscular é um mecanismo de proteção do corpo, dos tempos em que o ser humano vivia na natureza. Em situações de perigo, o cérebro manda o corpo ficar preparado, em estado de fuga ou luta, e a tensão faz com que o músculo não se machuque ao entrar em ação.

Quando acumulamos problemas e não conseguimos relaxar a mente, o corpo também não relaxa, o que deveria acontecer naturalmente. É este excesso de tensão que deixa os músculos doloridos.

A massagem facilita o processo de relaxamento dos músculos de várias maneiras. Quando você amassa os músculos, melhora a circulação e a distribuição do sangue – até porque o calor provocado pela fricção dilata os vasos. O músculo fica mais bem nutrido e relaxado, e a dor é aliviada.


Além disso, a massagem estimula receptores espalhados pelo corpo, que reagem à temperatura, à pressão e ao toque. Estes estímulos são enviados ao cérebro, que responde com um comando para que os músculos relaxem.

Como a temperatura tem grande influência, a água quente é uma aliada da massagem na hora de relaxar o músculo, e pode até resolver as dores mais leves. Bolsa de água quente, toalha molhada e até mesmo um bom banho são formas de tratar a dor. A água só não pode ser quente demais, para não queimar a pele.


Outro tipo de dor muscular que a massagem pode aliviar são os nódulos. As fibras musculares se embaraçam e formam pequenos caroços – que são os nódulos. É como se o músculo desse nós em si mesmo, e por isso ele fica tencionado. A dor que estes nódulos causa não se atém ao local. Ela pode se refletir em outro músculo ou então se generalizar pelo corpo inteiro.

Dor nas costas

Uma das queixas de dores musculares mais frequente é a de dores nas costas. Suas causas podem ser diversas. A coluna se divide em três partes. A coluna cervical vai da base da cabeça até a parte de trás do tórax. A partir daí, começa a coluna torácica, que engloba 12 vértebras na região central das costas. Na parte final, a coluna é conhecida como coluna lombar. É importante identificar bem onde é a dor para saber a melhor forma de tratá-la. Na Essentia Clinic você passará por uma avaliação com o Terapeuta que lhe orientará ao melhor tratamento, seja uma massagem ou farão um encaminhamento médico para um especialista, no caso de um problema mais grave cuja uma massagem não seja recomendada.

Contraindicações

Assim como a massagem pode ajudar e muito a aliviar a dor muscular, ela pode não dar resultados quando a origem da dor é outra. Em alguns casos, é até contraindicada, pois pode mascarar problemas mais graves ou piorar a dor.

Pessoas com lesões musculares e problemas circulatórios graves não devem receber massagem. O mesmo vale para quem tem infecções, febre ou lesões na pele.

#Massagem #Dor #Circulação #Relaxamento

60 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2018 - Essentia Clinic

CONTATO:

(21) 99844-2660 | (21) 3486-7131

agendamento@essentiaclinic.com.br