ACUPUNTURA E O CÂNCER DE PRÓSTATA
Segundo o Ministério da Saúde:
1 a cada 6 homens terá C.A de próstata em sua vida
1 a cada 36 homens diagnosticados com C.A. de próstata morrerá da doença.
Fique fora desta!

No Brasil, o Câncer de Próstata é uma das principais causas de morte entre os homens.
O câncer de próstata é o sexto tipo da Câncer mais comum no mundo. ¾ dos casos acometem homens com mais de 65 anos.
Não devemos começar a pensar em investigação desta doença apenas quando estivermos próximo desta idade (65 anos). Infelizmente, culturalmente, não temos o hábito de ir ao médico preventivamente e sim apenas quando algo foge do normal.
ENTENDENDO UM POUCO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA:
O órgão próstata e sua função:
É uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Medidas preventivas:
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Sinais e sintomas do câncer de próstata:
O câncer de próstata, em estágio inicial, geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns desconfortos, como por exemplo:
- Micção frequente (fazer xixi toda hora.).
- Fluxo urinário fraco ou interrompido.
- Impotência sexual (dificuldade de ereção ou de manter a ereção.
- Presença de sangue no liquido seminal.
- Aumento da frequência de urinar durante a noite.
- Fraqueza ou dormência nos pés e pernas.
- Perda do controle da bexiga ou intestino, devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

Caso a doença esteja avançada: podem haver:
- Dores nas costas.
- Dores no quadril.
- Dores nas coxas.
- Dores nos ombros e em outros ossos.
Existem algumas doenças da glândula próstata, como a hiperplasia prostática, que também causam os mesmos sintomas.
Quando se consultar com um médico de qualquer especialidade, clínico gera ou qualquer profissional da área da saúde, lembre-se de sinalizar estes sintomas, caso você os tenha. Assim o profissional poderá encaminha-lo para investigação.
Diagnóstico:
Exame de sangue e investigação do P.S.A. (antígeno prostático específico, na sigla em inglês):
Este exame pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.
Exames de imagem:
A Ultrassonografia e a Ressonância. Magnética são exames aliados na investigação da Doença.
A ressonância tem o custo mais elevado que a Ultrassonografia, é menos desconfortável, porém, a ultrassonografia pode auxiliar bastante na interpretação dos outros exames.
O Toque Retal:
De suma importância, pois através deste exame clínico, o toque, o médico poderá observar alterações na glândula e daí avançar na investigação.
Biópsia:
O médico, durante a investigação e para o fechamento do diagnóstico, poderá solicitar uma biópsia da gandula (próstata) para um diagnóstico mais preciso.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens a partir dos 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA. Os outros exames serão solicitados posteriormente caso a investigação deva prosseguir.
Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
Tratamento:
Após a coleta de todos os exames e sua interpretação feita pelo médico especialista, este irá realizar uma análise do estadiamento da doença, caso esta seja diagnosticada, e daí prescrever o tratamento adequado para cada caso; que podem ser de forma conjunta, como por exemplo:
- Quimioterapia
- Radioterapia
- Prostéctomia
Acupuntura no Câncer de Próstata:
Quando falamos da Acupuntura, devemos lembrar que esta ciência é milenar, tendo a eficácia de seus efeitos comprovada por todo o mundo. Porém quando falamos de Câncer, devemos sinalizar que esta é uma doença da atualidade.
Estudos avançados da Acupuntura no tratamento do câncer estão sendo realizados em todo o mundo, principalmente: China, Espanha e Portugal por Acupunturistas renomados e que buscam o melhorar a qualidade de vida da população mundial.
Em resumo a Acupuntura é uma aliada no tratamento dos diversos tipos de câncer, mas NUNCA devem ser adotadas como ÚNICA FORMA DE TRATAMENTO.
O tratamento convencional através de medicamentos (quimioterapia), a radioterapia, entre outros, não devem ser abandonados ou deixados de lado para única e exclusivamente se tratar com a Acupuntura.
A Acupuntura ajuda nos efeitos decorrentes dos tratamentos convencionais, como:
- Dores.
- Desânimo.
- Enjoos
- Depressão
- Insônia.
- Entre outros.
O importante é sempre buscarmos o diagnóstico precoce ou as consequências podem ser irreversíveis: A MORTE!

Procure um urologista e faça os exames preventivos. E não deixe de sinalizar à qualquer profissional de saúde que esteja te tratando dos possíveis sinais e sintomas que por ventura esteja sentindo ou observando.
Um forte Abraço e um Feliz Novembro Azul a Todos.

Dr. Josemar Rodrigues
Fisioterapeuta / Acupunturista
Essentia Clinic – Centro de Acupuntura, Fisioterapia e Terapias
Via Parque offices, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
(21(3486-7131 / (21)99844-2660