top of page

EXERCÍCIOS DE KEGEL



Kegel é o nome de um determinado tipo de exercícios físicos criado por Arnold Kegel, na década de 1940, e que tem como finalidade fortalecimento da musculatura pubococcígena.

Este exercício consiste na contração e relaxamento destes músculos, também conhecidos como músculos de Kegel, numa referência do exercício ao seu criador. O objetivo deste é restaurar o tónus e a força dos músculos já referidos, de modo a prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico como por exemplo: a micção ou até a evacuação espontânea.


Os exercícios de Kegel são tidos como um bom meio para tratar o prolapso vaginal e prevenir o prolapso uterino nas mulheres. Pode ser também benéfico no tratamento da incontinência urinária, tanto nos homens como nas mulheres.

Os exercícios de Kegel são também conhecidos como exercícios do pavimento pélvico ou simplesmente exercícios de Kegel.

Embora pareça simples o fato de apenas contrair e relaxar a musculatura do assoalho pélvico, estes exercícios devem ser orientados por profissionais qualificados. Tendo em vista que uma das poucas, porém possíveis consequências e preocupações, é a de favorecer a infecções urinárias, em mulheres (quando estas não reconhecem a musculatura e realizam o “toque“ na musculatura sem higiene adequada) e também alterar a biomecânica de seu praticante.



Vamos entender melhor:

Uma vez que estamos falando de um sistema tão complexo como o nosso corpo, devemos ter o entendimento de que somos compostos de inúmeros músculos que precisam trabalhar harmoniosamente. Quando temos um músculo ou um grupo muscular trabalhando de forma desordenada, este poderá promover desvios, deformações causando desconforto e dor ao indivíduo.

Uma vez introduzidos os exercícios de Kegel, estes devem estar associados à um trabalho corporal que possa proporcionar bem-estar e equilíbrio muscular e biomecânico ao seu praticante/paciente.



As gestantes também podem se beneficiar desses exercícios, mas é claro que necessitam de uma avaliação prévia e liberação de seu obstetra, bem como o acompanhamento de um profissional qualificado. No caso das gestantes, os exercícios visam o alongamento da musculatura bem como o fortalecimento da mesma de forma a favorecer, no futuro, a partos normais bem como melhora da resistência muscular às alterações que o corpo da mulher sofre neste período.

Indicações: micção involuntária, evacuação involuntária, alongamento e fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, gestantes, entre outras.

Equipamentos: Alguns equipamentos podem ser utilizados para a composição dos exercícios. O profissional pode utilizar de equipamentos como: Bola Suíça, faixas elásticas, arcos de tensão, e cones.

Procure um profissional qualificado para este tratamento. Assim você terá certeza de que seus objetivos serão avaliados e possivelmente alcançados.


2.694 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page