HOME OFFICE & O Surgimento das Dores Durante a Pandemia


O Novo NORMAL

Há muito tempo o mundo vem caminhando para novas formas de exercer determinadas atividades profissionais e com a pandemia da COVID-19 a atividade em Home Office veio com uma tendência para ficar.

Mas é claro que com esta “Nova” forma de trabalho muito se ganha, como por exemplo o de não se perder horas em transito engarrafado, em transportes públicos lotados.

Assim como os "prós" mencionados, alguns "contras" surgem e podem diminuir a qualidade de vida dos trabalhadores em Home Office.


Uma das questões cruciais é quanto a Ergonomia.

Nas empresas o empenho das gestores e suas equipes em desenvolver atividades laborais mais produtivas e de forma orientada vem crescendo nos últimos anos com a implantação de ginastica laboral, orientações de mobiliários por Fisioterapeutas e Engenheiros Ergonomistas, etc...


Mas e quando as atividades são realizadas em casa?

Em sua própria casa e estando o trabalhador em Home Office e tendo de cumprir a mesma carga horária de trabalho?!


Vão aqui algumas dicas pra não deixar que uma “dorzinha “ se torne uma vilã e acabe com sua produtividade e o principal: com sua "QUALIDADE DE VIDA":


Vão aqui alguns dele que podem ajudar você à iniciar o dia de trabalho com mais disposição.



Alongamento

Alongamentos sempre são bem vindos. Lembro apenas que todo alongamento tem por finalidade promover bem estar e nunca dor.


Automassagem


Através da Automassagem podemos alcançar benefícios não apenas para as atividades laborais como também para a sua vida cotidiana.

Com apenas alguns minutinhos por dia, você alcançará alguns dos benefícios abaixo relacionados, já pesquisados por mim enquanto orientador acadêmico. são eles:


Diminuição das dores em todo o corpo

  • Melhora no padrão do sono

  • Mais disposição ao executar as atividades laborais

  • Melhora da produtividade

  • Mais disposição ao acordar

  • entre outras


Garrafinha d’água? NÃO!!! Copo ou Caneca

Isso mesmo.

Durante as horas de trabalho muitos profissionais optam por abastecer suas "GARRAFINHAS D'ÁGUA" para poderem se hidratar durante as longas horas de trabalho. Saibam que esta é uma prática que não traz benefícios para sua saúde.

Uma vez que você tem uma garrafinha d'água com quase 1 litro de água, significa que você permanecerá por um longo período sentado, muitas vezes na frente do computador e certamente não se levantará de lá por nem mesmo para ir ao banheiro, quanto mais para caminhar um pouco.

Esta prática pode levar ser benéfica olhando pelo lado da produtividade à curto prazo Porém, em se tratando de médio e longo prazo, ela pode trazer inúmeros malefícios ao trabalhado, empregado ou como muitos gostam de chamar: os Colaboradores.

Alguns dos não benefícios decorrentes desta prática:

  • Infecção urinária

  • Dores articulares

  • Dores musculares

  • Lombalgias (dor na região lombar - parte baixa das costas)

  • Cervicalgia (dor no pescoço)

  • Tensão nos ombros - levando à um desvio postural

  • Dores nos membros inferiores (nas pernas)

  • entre outros vários sintomas e desconfortos que por sua vez proporcionarão uma baixa na produtividade.


Cadeira na Altura Adequada

Ao realizar atividades em Home office, certifique-se em realiza-las estando sentado em uma cadeira confortável e de altura adequada.

A altura adequada da cadeira é aquela em que você tem uma angulação de 90º dos seus joelhos e que possa colocar as solas dos pés no chão sem forçar. Também não estando nas pontas dos pés.

De preferencia para uma cadeira que possua braços, também com regulagem de altura para que possa manter uma angulação de 90º.


Monitor em Altura Adequada

Mantenha sempre o monitor ou a tela do seu computador ou Laptop em uma altura em que você não precise inclinar sua cabeça nem para cima, nem para baixo para poder visualizar a tela.


Teclado à uma Distancia Favorável

Muitos profissionais, hoje em dia, utilizam Laptop por sua praticidade em poderem leva-los de um lado para o outro. Coisa que não se pode fazer com um desktop.

Por este motivo muitos trabalhadores acabam desenvolvendo tendinites (inflamação dos tendões), bursites (inflamação das bursas), tensões musculares e cervicalgias.

Se você é um desses profissionais que utilizam Laptop, procure investir em um teclado e mouse sem fio. Isso ira te proporcionar uma melhor postura ao digitar e como conseqüência melhora na qualidade de vida.


Iluminação Adequada

Uma boa iluminação no ambiente de trabalho faz toda a diferença.

Ela não somente ajuda na visualização da tela do computador / laptop mas também na leitura de documentos físicos, livros, entre outros.

Uma boa iluminação faz com que os músculos de nossos olhos contraiam e relaxem naturalmente, mantendo um "exercício" natural.

Uma dica é manter uma janela aberta. Se isso não for possível, mantenha, pelo menos as cortinas abertas para que haja entrada da luminosidade natura e assim a percepção do dia, da tarde e da noite ocorram, mantendo uma vida saudável com relação também ao sono.


Horas de Sono

Procure manter uma rotina com relação as horas de sono.

É sabido que o ideal é que tenhamos uma noite de sono composta por 8 horas. Algumas pessoas precisam de mais tempo, outras de menos.

Procure manter uma noite de sono que favoreça ao seu corpo e, é claro, ter qualidade neste sono;

Busque um bom travesseiro. Ele ajuda bastante.



Pausas Regulares

Procure praticar pausas regulares.

Você pode agendar o despertador do seu celular para tocar de hora em hora para te lembrar que precisa "PAUSAR" para não "ENGUIÇAR". Isso mesmo.

por isso a utilização de um copo ou caneca ao invés de "garrafinha d'água".

Procure, no momento dessas pausas, levantar, andar, beber água, ir ao banheiro, até fazer um lanche rápido, por que não?


Doutrina com os Horários

Para obter sucesso nas atividades profissionais em Home Office é necessário ter bastante doutrina, ainda mais quando falamos nos horários.

Se você é um profissional que para estar na sede da empresa onde trabalha, de segunda à sexta-feira às 09:00 da manhã, você precisa acordar as 05:00, saí de casa às 06:00, pegar quase 3 horas de transito em transportes públicos ou 2 horas de transito dirigindo seu próprio carro e de uma hora para outra veio a Pandemia da COVID-19 e te colocou em Home Office.

Que maravilha não precisar passar por todo este desconforto.

Acordar mais tarde e dormir já estar em casa na hora de saída do trabalho; Áh!!! Isso é um sonho.

Mas na maioria das vezes não esta sendo assim.

Os profissionais estão continuando suas atividades não 1, mas sim 2 e até 3 horas após sua hora de término habitual antes da pandemia.

Há de se haver um acordo entre contratado e contratante quanto as horas trabalhadas em Home Office.

Ou você é contratado por produtividade ou por carga horária.

Claro que um meio termo existe, como por exemplo o conhecido "banco de horas"

Claro que existem cargos de "Dedicação Exclusiva", "Full Time" ou o chamados cargos" Executivos".

Minha dica é uma boa conversa com o seu empregador para que possam chegar à um denominador comum, bom para ambas as partes. Afinal, nem o empregado quer perder o emprego, nem o empregador quer ter processos trabalhistas quando a pandemia acabar.


E falando das dores, mesmo assim se alguma DOR aparecer e começar a incomodar o importante é buscar ajuda de um especialista.


Muitas das vezes a quiropraxia pode ajudar e muito.

Vamos entender como as principais dores provenientes das atividades em Home Office ocorrem:

Postura inadequada,

Mobiliário inapropriado e

Improvisos de mesas, são alguns deles.


Em minha prática profissionais de mais de 20 anos de experiência, recebo os mais diversos tipo de pacientes / trabalhadores "travados".

Em meio à esta Pandemia de COVID-19, tenho recebido muitos, mas muitos desses profissionais que estão exercendo suas funções em Home Office.


Às vezes, bastam alguns minutos ou mesmo segundos em uma determinada posição, realizando um movimento incorretamente para “travar”.


É aí que entra a Quiropraxia.

Ele realiza uma avaliação postural e alguns testes musculares e articulares para identificar o que está trabalhando errado ou esteja “travado” e “VOILÀ”.

Chega a hora da manipulação.

Que é rápida e relatada pelos pacientes como um “milagre”.

O ajuste das articulações diminui as dores em no mínimo 80% (relato doa próprios pacientes).



Pode acontecer aquele barulho de “crec”, o que assusta algumas pessoas. Mas a maioria adora.

Esse “crec” nem sempre ocorre.

Mas podem ficar tranquilos pois trata-se do ajuste da articulação.

As manobras são realizadas por um profissional qualificado. Por isso a avaliação.

Quando a manipulação não é indicada o Quiroprata orá sinalizar e indicar o melhor tratamento.


Ficou com Alguma Dúvida?

Entre em contato conosco.

Agende um horário para conversarmos..

Você passará por uma avaliação antes de qualquer procedimento.

Dr. Josemar Rodrigues

Fisioterapeuta

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